Pagina Principal do Site
Grazie a Dio
Webmail

 

 

 

 

 

 

 

O samba rock segundo Bebê -
Noticia postada em: 20/08/2009  20:10



Cicero Macedo da Silva, mais conhecido como Bebê é responsável pelos bailes realizados na Zona Sul de São Paulo e outras regiões, onde atua pela Bebê Produções.
Como está nessa estrada há muito tempo ele compartilha com os visitantes do Samba Rock Na Veia sua visão histórica do ritmo. Confere aí!

Samba assim samba sim...

Samba rock, dança que surgiu da criatividade dos freqüentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo, final da década de sessenta começo da década de setenta mesclando-se os movimentos do rock and roll, hoje rockabilly, com os passos do samba de gafieira ao som das equipes, a despeito deste ou daquele ritmo importando tão somente o tempo da música em relação à dança.

Na primeira metade da década de setenta fora chamado por diversos nomes: sambalanço, swing, rock samba, e finalmente samba rock, por causa do lançamento da primeira coletânea que continham músicas que eram tocadas nos bailes de samba rock e re-gravadas especialmente para esses bailes.

A primeira coletânea lançada em 1977 e que se chamava “Samba Rock o Som dos Black`s” deu início a uma nova era para o samba rock onde eram re-gravados vários sucessos de bailes da época fazendo com que fosse mais fácil o acesso a essas músicas que ate então eram músicas fora de catálogo e difíceis de se encontrarTornando assim o Sambarock mais conhecido na grande São Paulo e outros estados.

A forma de se dançar samba rock foi sendo aprimorada com os festivais de dança de onde os dançarinos disputavam entre si para ver quem era o melhor. As disputas entre os dançarinos de samba rock seguiam os mesmos moldes do filme “Embalos de Sábado à Noite” onde tínhamos o júri técnico formado primeiramente por aqueles que se julgavam serem os melhores dançarinos da época e que julgavam a parte técnica da dança; tempo contra tempo, erros, passos inéditos, quantidades de passos, qualidade dos passos e dificuldades dos passos.

Em alguns festivais tinha-se também o chamado júri popular onde se escolhiam alguns freqüentadores destes bailes para junto com o júri técnico escolherem os melhores em uma escala de um a dez ou de dez a cem. Lembrando que as regras e o formato destes festivais variavam de bairro para bairro ou mesmo de vila para vila.


Fonte:
www.sambarocknaveia.com/



Postado por:
Fabiane Pereira


 
    Ãrea Restrita Estatisticas do site
 
  
Casas Noturnas
 
Bandas
Bandas
Parceiros
Bandas
Bandas
Bandas
Bandas
Bandas