Pagina Principal do Site
Grazie a Dio
Webmail

 

 

 

 

 

 

 

VOZES DO SAMBA ROCK - BEBETO -
Noticia postada em: 19/01/2010  09:36






Roberto Tadeu de Sousa é o nome de Bebeto, nascido em São Paulo, 7 de setembro de 1947 é  cantor, compositor e violonista brasileiro considerado um dos grandes nomes do samba-rock no Brasil. Começou sua carreira artística cantando em diversos locais grandes sucessos da MPB. Começou a compor também nesse período. Conviveu com alguns nomes fundamentais no samba-rock e no swing em geral, entre eles o cantor, compositor e guitarrista gaúcho Luís Vagner e o percussionista paulista Branca di Neve. Lançou seu disco de estréia em 1975, "Bebeto", e nesse disco já define bem seu estilo: um som muito pontuado pelos arranjos de metais, pela sessão de percussão e pelo violão, que toca até hoje. Há letras bem curiosas como "Adão, você pegou o barco furado" e "Poderoso Thor", ambas de sua autoria.      

Ainda nesse disco, ele gravou um de seus maiores sucessos, "Segura a nêga", redescoberto nos dias de hoje por DJs e grupos de samba-rock do século XXI, música que registra sua primeira parceria com [Luís Vagner. Nesse mesmo disco, aparece "Esse crioulo por você se fez poeta", composição do cantor e compositor mineiro Wando, até então um desconhecido sambista. Em 1977, seu segundo disco, "Esperanças mil", traz composições de uma dupla que seria constante em seus LPs e fornecedora de sucessos imortais: Bedeu e Alexandre, egressos do grupo Pau Brasil. "Nega Olívia" até hoje é uma das mais pedidas pelo público.  

Outros bons momentos de Bebeto são "Princesa negra de Angola" e "Você é paz que me acalma" (ambas com o cantor, compositor e violonista paulista Dhema, futuro "rei do suíngue"), Em 1978, com o disco "Cheio de razão", começou a se popularizar especialmente no Rio de Janeiro. A faixa "A beleza é você, menina" (c/Rubens), que abre o disco, é seu maior sucesso e sua música mais conhecida e executada até hoje, inclusive por bandas de baile como Devaneios e Copa 7. "Minha preta" muito pedida nos shows.           

Com esse disco, ele começa a ser conhecido pelos inúmeros shows em bailes suburbanos. Em 1981, Bebeto grava dois grandes discos: Primeiro, o disco "Bebeto", seu último trabalho pela Copacabana e um dos mais marcantes por conter o hit "Menina Carolina", sucesso absoluto. O segundo, "Batalha maravilhosa", trabalho mais autoral de Bebeto (100% das faixas são dele) e gravado pela RCA (atual Sony BMG). Nesse mesmo período, foi considerado um imitador de Jorge Ben, algo que o acompanha ainda hoje, embora se constate que seu som hoje é muito diferente do que o atual Jorge Benjor faz. Em 1982, Bebeto grava o disco "Guerreiro", que traz como sucesso único o suíngue "Arigatô Flamengo", homenagem ao título do Clube de Regatas do Flamengo conquistado em 1981 no Japão. Em 2001, compõe "Só vejo a crioula" para o disco de estréia da banda paulistana Clube do Balanço e participa na faixa, tocando violão e cantando.

Em 2002, lança o disco "Swing Brasil", um apanhado de seus sucessos, e alguns artistas dos dias de hoje fazem participação especial. Em 2005, lança seu primeiro e único DVD "Pra balançar", onde além de relembrar seus sucessos e resgatar "Na corda bamba" (rebatizada de "Caramba"), do disco "Cheio de razão", ele conta com a participação especial de seus colegas de gravadora como Zeca Baleiro ("Praia e Sol") e Zélia Duncan ("Como?"), além de Seu Jorge ("Eu bebo sim") e Davi Moraes (a inédita "Viva o sol"). Atualmente, com 62 anos está na ativa, fazendo shows pelo país.

 

Só para lembrar: O primeiro disco de Bebeto "Esperanças Mil", lançado em 1977, não alcançou o sucesso esperado, mas em 1979, explodiu em todo Brasil com o sucesso "A Beleza É Você, Menina". Após este sucesso emplacou outros como: "Segura Nega", "Monalisa", "Praia e Sol", "Salve Ela" e "Carolina", além de uma releitura suingada para "Como É Grande o Meu Amor por Você", de Roberto Carlos. Outro sucesso foi "Arigatô Flamengo", gravado quando o clube sagrou-se campeão mundial de interclubes, em 1981 no Japão.

ALGUMAS DE SUAS MÚSICAS:

A beleza é você menina

Flamengão

Essa menina

Esperanças mil

Fio da navalha

Hello Mona Lisa

Jéssica

Menina Carolina

Minha Preta

Nega Olívia

Segura a Nega

Florisbela

Gabriela

Caramba

Cheiro de Rosa

ENTRE OUTRAS MAIS....

Espero ter levado um pouco sobre mais uma voz do SAMBA ROCK

E aguarde ... próxima matéria falarei sobre: o autor de 16 toneladas, você sabem quem compôs está música que ouvimos em todo baile que vamos??? Quem não gosta de dançar samba rock ao som de 16 toneladas? Então leiam minha próxima matéria que saberão quem foi.

Abraços e “Só na rasteirinha... quem Não dança segura criança”


Fonte:
http://www.letras.com.br/biografia/bebeto



Postado por:
Gilda Aparecida


 
    Ãrea Restrita Estatisticas do site
 
  
Casas Noturnas
 
Bandas
Casas Noturnas
Bandas
Bandas
Casas Noturnas
Bandas
Bandas
Bandas